sábado, 5 de junho de 2010

Matéria de revista

No mês passado a revista Claudia fez uma matéria que me fez refletir , vo colocar algumas partes aqui pra quem não leu se por a pensar !!!
Por que vivemos de dieta?
A maioria das pessoas que você conhece (se inclua nessa!) já fez ou faz dieta, vive contando calorias e sonha em perder no mínimo 3 quilos, mesmo que esteja com peso saudável. Dieta hoje virou mania, quase obsessão. Um em cada três lares brasileiros consome diariamente algum produto com redução calórica.
A luta contra a balança não afeta apenas as brasileiras obesas (15%) ou as que estão com sobrepeso (27%). Dados divulgados pela Kantar Worldpanel/Abiad mostram que as mulheres com peso saudável (48%) e até mesmo abaixo do peso (10%) também desejam emagrecer. Tudo em busca de um padrão rígido de beleza, associado à cultura de cada local." Como vivemos em um país tropical, o corpo fica exposto durante boa parte do ano e há muita pressão para alcançar esse padrão”,
Por que vivemos de dieta?
A cobrança é tão implacável que já começa na ado-lescência. De acordo com levantamento divulgado no ano passado pelo IBGE, 33% das meninas do último ano do ensino fundamental queriam emagrecer e quase 7% delas haviam provocado vômitos ou ingerido remédios de uso controlado para não ganhar peso. Além disso, a brasileira tem baixa autoestima. A conclusão é de uma pesquisa da marca Dove, da Unilever. “Apenas 1% delas se definiu como bela. Isso ajuda a entender por que o Brasil só perde para os Estados Unidos em número de cirurgias plásticas realizadas”,
E a obsessão pelo corpo magro explica o sucesso da ração humana, mix de cereais integrais, entre eles aveia em flocos, gérmen de trigo, açúcar mascavo, gergelim, fibras de trigo, gelatina, cacau, levedo de cerveja e guaraná em pó, que promete ajudar a emagrecer desde que associado à reeducação alimentar e à prática de exercícios físicos! todos esses segmentos crescem amparados por uma falsa ideia: a de que o corpo magro é um passaporte para a felicidade. “Essa distorção é preocupante, pois a busca desenfreada pela perda de peso pode desencadear distúrbios alimentares e psicológicos”, . A necessidade constante de perder 3 quilos sinaliza uma insatisfação com a própria imagem. “Se isso não for trabalhado, a pessoa pode achar que não merece ser feliz.”
Para ficar ligada
Você deve estar pensando: por que eu não me acabo na bicicleta ergométrica ou estouro o limite do cartão de crédito em vez de me empanturrar de chocolate? A resposta é simples: nunca foi tão fácil encontrar tanta variedade de guloseimas. Não bastasse isso, a gordura, o sal e o açúcar alteram algumas funções cerebrais, gerando satisfação imediata. É como se eles dissessem para o cérebro: “Chegou algo que dá prazer e você quer mais” ou “Você não tem namorado, mas tem chocolate, que também dá prazer”. São comportamentos compulsivos e inconscientes. “Se fosse consciente, você saberia que o doce é para ser saboreado, e não para aliviar sofrimentos",
“Vale lembrar que, se por um lado o ato de comer não exige esforço, a não ser da mandíbula, por outro lado fazer ginástica requer tempo e disposição, que estão cada vez mais escassos”, E você não tem de ser vidente para saber que, depois de todo ataque à geladeira, vem uma onda de culpa. Isso acontece porque extrapolou nas calorias e não resolveu o problema e porque é exigente demais consigo mesma. “Para que esses episódios fiquem menos frequentes, é preciso, primeiro, perceber que a vida e o ser humano estão sujeitos a oscilações o tempo todo e, segundo, aprender a ser generosa para se desculpar das escorregadas”, ensina Laura. Se esses ataques à comida forem incontroláveis, procure um profissional ou grupos de ajuda.
Descubra o seu peso feliz
Em paz com a imagem
Em meio a tudo isso, é essencial não se deixar levar (nem enlouquecer) pelos números. O mais famoso deles, o Índice de Massa Corpórea, ou IMC, obtido por meio da divisão do peso, em quilos, pela altura, em metros e ao quadrado, é útil do ponto de vista populacional, mas pode ser falho quando usado caso a caso. “O IMC de uma pessoa de 1,75 metro e 85 quilos é 27,7, o que, teoricamente, indica excesso de peso. Mas pode ser também que ela tenha muitos músculos”, . Para tirar a prova, é necessário saber quanto desse peso consiste em músculo, gordura e água por meio do exame de bioimpedância.
Por fim, é importante desenvolver um olhar mais generoso e afetuoso consigo mesma, o que pode ser alcançado com uma nova maneira de pensar. “Priorize os pensamentos que valorizam você e deixe para as celebridades sofrer com os pequenos sinais de perda de beleza. Elas vivem disso, e de seus dotes físicos depende o sucesso e o salário delas”,
Por que você não consegue emagrecer
A explicação pode estar no aspecto emocional, físico e comportamental. Conheça as seis causas mais comuns,Promessas difíceis , nada de mudanças radicais, como cortar carboidratos ou virar uma a compulsiva. “Faça pequenas alterações no dia a dia, como olhar as opções do bufê an­tes de entrar na fila”
Autossabotagem Partir para o fast food por praticidade e colocar aa dieta a perder é conspirar contra o próprio sucesso. Trabalhe o autoconhecimento: assim, você lida com emoções que levam ao impulso e aprende a agir como magra.
Falta de nutrientes Privar-se de certos nutrientes leva à síndrome da fome oculta. Quem apresenta o distúrbio está sempre com fome, sente cansaço, fraqueza, cãibra e dificuldade de concentração. “Daí a importância de seguir uma alimentação variada, montando pratos coloridos”
Tendência à obesidade Quem faz parte de uma família gorda tem mais dificuldade para emagrecer, mas consegue, desde que se cuide a vida inteira.
Metabolismo lento O gasto energético cai em torno de 15% a partir dos 45 anos, mas a queda pode ocorrer em outras fases por desequilíbrio hormonal ou sedentarismo. “É possível medir o metabolismo de repouso com um calorímetro. Se o problema for diagnosticado, é preciso praticar atividade física regularmente
Bom é isso espero que tenham gostado :)

11 comentários:

  1. Na ficha de inscrição vc não informou teu blog, por isso não linkei.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Li e digo ,me enquadro em quase tudo...........

    ResponderExcluir
  3. Oi :)
    Matéria bem interessante.

    E aí, como está indo no desafio?

    Beijos e bom finds

    ResponderExcluir
  4. Oieee!!
    Vim retribuir a visita e conhecer o seu cantinho, já estou te seguindo tá??
    Beijooss!!!

    ResponderExcluir
  5. oi flor adorei a materia olha vou te falar acho que serveumpouco para mim kkkk bjkas bom fim de semana !!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi querida...Adorei sua visita!!!
    Tbm estou te seguindo..Vamos juntas nessa!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Sabrina! Que bom que ta me seguindo... tb ja to seguindo vc viu?

    Juntas vamos conseguir!

    Ótimo texto!

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Menina eu vivo de dieta acho que desde que nasci... Hehehe
    Sempre fui uma criança gordinha então volta e meia minha mãe me colacava na dieta e depois na adolescencia fazia por conta propria....
    E agora estou tentando acertar o rumo de vez...
    Grande beijo e Boa semana!

    ResponderExcluir
  9. muito boa essa matéria!
    passando pra te desejar uma excelente semana1
    bjok

    ResponderExcluir
  10. oi sabrina, seja bem vinda, tb estou te seguindo...boa sorte p nós, beijos e uma ótima semana p vc!

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Já linkei teu blog lá no projeto.
    Não precisa enviar o post, a gente vem te visitar!
    Beijo ;)

    ResponderExcluir